Você já se sentiu bem ao entrar em um ambiente com uma determinada cor? E o oposto: já se sentiu abatido ou triste por causa da iluminação de um local? Isso não acontece por acaso. As cores têm papel importantíssimo no nosso bem estar. E você pode se beneficiar disso por meio da cromoterapia.

A cromoterapia é a prática de utilizar a luz das cores a fim de se obter uma melhora física, mental ou espiritual. Uma das maiores obras já escritas sobre o tema é o livro “Cromoterapia: a cor e você”, de Valcapelli Gasparetto.

O livro mostra como as cores podem impactar nossas vidas. Confira algumas das revelações da publicação.

  • Vermelho

A cor vermelha estimula a circulação e é bastante eficiente no combate a problemas musculares. Ela produz íons que transportam energia magnética pelo corpo. Dentre seus vários benefícios destacam-se sua capacidade de aumentar os glóbulos vermelhos e estimular o Sistema Nervoso Central.

É importante observar também que o vermelho é altamente indicado no tratamento dos problemas que afligem olhos, ouvidos, boca, língua e pele. No campo mais espiritual, o vermelho estimula as energias etéreis, e é considerado a cor “vital”.

  • Laranja

Muito usado no tratamento de problemas como hipotireoidismo, hipertireoidismo e câncer de tireoide.

Vale ressaltar que o laranja é uma mistura das cores vermelho e amarelo e, ao contrário do senso comum, essa mistura potencializa seu poder curativo.

É bastante benéfica para os atletas, já que age contra câimbras e espasmos musculares e fortalece os pulmões. O amarelo ainda tem forte relação com o sistema digestivo, amenizando problemas de estômago e estimulando a produção de leite em mulheres grávidas.

  • Amarelo

O amarelo é um ponto de equilíbrio entre o vermelho e o verde. Por gerar mais energia para os músculos, é bastante usada por atletas que têm conhecimento sobre cromoterapia. Possui também propriedades vermífugas, sendo ideal para combater infecções de qualquer espécie.

  • Verde

É a cor do equilíbrio e da harmonia, por isso, ao passar por uma crise nervosa ou um momento de muito estresse, utilize o verde para se acalmar e voltar ao seu estado normal. Casas e escritórios em ambientes muito quentes também podem se beneficiar do verde, que possui propriedades refrescantes e suavizantes.

  • Azul

Atenção! O azul é a cor com os mais potentes efeitos curativos! Ele é antisséptico, antibactericida e analgésico, por isso é bastante usado – muitas vezes intuitivamente – em consultórios médicos, junto com o verde. É, também, calmante, pois diminui a pulsação cardíaca e reduz o excitamento.

  • Marrom

O marrom é bastante útil para aquelas pessoas impulsivas, pois é ligado à terra, às raízes. Aumenta a segurança dos indivíduos e a autoconfiança. É preciso, entretanto, usar o marrom com cautela, já que seu excesso pode trazer sensações de mal-estar e repulsa.

Esses são apenas alguns dos efeitos que as cores têm sobre o corpo humano. Para saber mais sobre de que forma a cromoterapia pode te ajudar, entre em contato com o espaço Honrara. A instituição conta com uma equipe especializada nessa importante prática.

Imagem: divulgação

Compartilhe este artigo: