Você já deixou para depois algo que deveria ter sido feito? Não se sinta culpado, você não é o único. Todo mundo, em algum momento da vida, já procrastinou algo. Mas mesmo que seja uma prática comum, não significa que seja uma prática boa. Procrastinar pode causar efeitos maléficos importantes. Que tal acabar com esse vício agora mesmo? Descubra nas próximas linhas como parar de procrastinar.

Primeiro, é preciso entender que a procrastinação não é um hábito apenas de pessoas preguiçosas. O ato de procrastinar pode ser cometido por qualquer um, por mais motivado que seja.

As coisas mais simples ou mais divertidas simplesmente vão atropelando as responsabilidades e empurrando para o fim da lista de tarefas aquilo que realmente importa. Admita, você já passou por isso: ligou o computador para fazer um trabalho da faculdade e, horas depois, ainda estava vendo vídeos no YouTube ou batendo papo com uma amiga no WhatsApp. Quem nunca?

Se isso acontecer uma vez ou outra, não tem problema. Pode ser apenas seu cérebro pedindo um “respiro” para recomeçar com força total. Mas se isso acontece com frequência, então chegou a hora de repensar esse ciclo vicioso no qual você se meteu.

Causas da procrastinação

Quais são os motivos que te fazem procrastinar tanto? As causas variam muito, e envolvem desde dificuldade de atenção até ansiedade (pessoas muito ansiosas ficam paralisadas diante de uma tarefa importante), baixa autoestima (o medo do fracasso também pode impedir o início de uma atividade) e mentalidade autodestrutiva (algumas pessoas se boicotam de forma a garantir que nunca alcancem o sucesso).

Os resultados de tanta procrastinação são sentidos primeiramente na vida acadêmica ou profissional. É muito comum ver estudantes preocupados com a prova do dia seguinte por não terem conseguido estudar ao longo da semana. E, claro, no dia seguinte a prova é simplesmente uma tragédia.

Da mesma maneira, profissionais habituados a procrastinar costumam atrasar a entrega de suas tarefas ou não consegue manter a qualidade dos trabalhos. Como resultado, perdem aumentos e promoções.

Mas esses são só os impactos mais imediatos. A procrastinação gera prejuízos também mentais e espirituais. Ao focar apenas nas tarefas mais simples, fáceis ou prazerosas, o procrastinador, no longo prazo, passa a se sentir desmotivado e frustrado.

Sem ter metas a serem cumpridas, as pessoas entram em “modo de piloto automático”, e “deixam a vida levar” sem efetivamente vivê-la. Sem um propósito na vida, os dias passam de forma mecânica, sem desafios e sem sentido. A sensação de plenitude de uma vida produtiva dá lugar ao vazio de uma rotina robótica.

Como se pode ver, as consequências da procrastinação podem ser graves. Mas como mudar essa realidade?

Como acabar com o hábito de procrastinar

 

Existem alguns passos que você pode tomar para sair desse ciclo vicioso e retomar um ciclo virtuoso, com o equilíbrio ideal entre responsabilidades e prazeres.

O primeiro passo é deixar de confiar em sua força de vontade. Parece um contrassenso, mas confiar totalmente em nossa força de vontade é um grande erro. Lembra aquela noite em que você foi dormir decidido a começar o trabalho na manhã seguinte, sem procrastinação? Pois é, não deu certo porque você confiou em sua força de vontade, e ela nem sempre estará presente. É assim com todo mundo.

Ao invés disso, passe a depender totalmente de sua disciplina. É ela quem vai te fazer produzir diariamente, com ou sem força de vontade.

Você pode dizer que ter disciplina é tão difícil quanto ter força de vontade. Entretanto, tudo fica mais fácil se você criar “hábitos”. Afinal, todo mundo sabe que abandonar hábitos é algo muito difícil. E, assim, aos poucos, você passará a ter disciplina para cumprir tarefas.

Dessa forma, crie pequenos hábitos e aumente o grau de dificuldade com o tempo. Comece, por exemplo, criando o hábito de levantar da cama assim que o despertador toca. Uma semana depois adicione, por exemplo, o hábito de não acessar as redes sociais pela manhã. Em seguida crie o hábito de responder e-mails apenas no fim da tarde e assim por diante.

Quando você menos esperar, terá se tornado uma pessoa mais produtiva, de bem com você mesma e em harmonia com a vida.

Espaço Honrara

Caso deseje apoio para acabar com a procrastinação e alcançar uma vida mais produtiva, entre em contato com o Espaço Honrara, um lugar especializado em terapias e técnicas holísticas.

 

(imagens: divulgação)

Compartilhe este artigo: