Quantas vezes na vida, em meio a um turbilhão de pensamentos e emoções, você já não desejou poder limpar a mente e esquecer todos os problemas, por alguns minutos? Pois saiba que isso é possível, por meio da meditação. Saiba tudo sobre essa técnica milenar.

Primeiro, é preciso entender o que é meditação? Seria uma técnica de relaxamento? Uma arte? Um estado de consciência? Um modo de vida? Não é possível determinar precisamente o que é a meditação. Cada adepto dessa prática terá sua própria definição, de acordo com sua própria experiência.

Os dicionários, por exemplo, têm várias definições para o termo. Alguns significados são: “pensar com grande concentração de espírito”, “exercício espiritual que prepara a contemplação”, e “liberação espiritual dos laços do mundo material”.

Benefícios da meditação

Qualquer que seja a definição que você considere mais apropriada, uma coisa é certa: a meditação faz bem para a saúde corporal, mental e espiritual. Desde a década de 1970, psicólogos e psiquiatras usam a meditação para tratar pacientes com transtornos mentais.

Dentre os mais conhecidos benefícios da meditação estão o aumento das sensações de paz, bem-estar, alegria ou felicidade, e diminuição do estresse. Com isso, os resultados práticos aparecem no dia a dia.

Pessoas que meditam vivenciam melhorias em suas capacidades de tomar decisão, criatividade e inovação, e passam a acreditar mais na própria intuição. Além disso, há uma significativa melhora nas capacidades sociais e nas relações interpessoais.

Estudos mostram a eficácia da meditação no tratamento paliativo de depressão, ansiedade, dependências químicas e até mesmo na redução moderada da dor.

Como meditar




Quer alcançar esse nível de clareza mental e paz de espírito? A meditação não é uma atividade difícil, mas como tudo na vida, vai ficando mais fácil com a prática e com o passar dos anos. Qualquer um pode meditar, independentemente de preferências religiosas ou idade.
Os mais experientes conseguem meditar literalmente em qualquer lugar, mas os novatos devem dar preferência a ambientes tranquilos e silenciosos. Por isso, nas suas primeiras meditações, escolha um ambiente de sua casa sem distrações (sem barulho de TV ou de outras pessoas conversando, por exemplo).

Prefira ambientes à meia-luz, bem ventilados e em que você se sinta confortável. O passo seguinte é ter um objetivo: pode ser relaxar, ter paz de espírito ou simplesmente para ter um momento só seu com seu corpo.

Está pronto? Agora sente-se em uma almofada, colchão ou cadeira, com a coluna reta. Isso vai te ajudar muito na concentração e na respiração. A maiorias das pessoas preferem meditar com as pernas cruzadas (com os pés embaixo das coxas), mas isso não é obrigatório.

Coloque as mãos na posição que você considerar mais confortável. Pode ser no colo, nos joelhos ou soltas ao lado do corpo. Você escolhe. Inspire e expire pelo nariz, de olhos fechados.

Concentre-se na respiração. Você pode focar no som da respiração ou nos movimentos. Essa é a essência da meditação: respirar. Enquanto você se concentra na respiração, todo o resto vai sumir de sua mente.

Não se cobre demais. Nos primeiros dias, cinco minutinhos está bom. Aumente esse tempo à medida que a meditação for se tornando mais natural para você.

Agora você está pronto para ter uma vida muito mais prazerosa e saudável. Boa meditação.

Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários.

(imagens: divulgação)

Compartilhe este artigo: