Você é grato por tudo o que aconteceu de bom em sua vida? Não importa se seu dia foi bom ou ruim, sempre há um motivo para ser grato. A gratidão é uma grande ferramenta que o universo disponibiliza para a prosperidade espiritual e para o bem-estar físico e mental. Saiba por que a gratidão é considerada a fonte inspiradora da vida.

Se você deseja atrair coisas boas para sua vida, o primeiro passo a ser dado é ser grato. Mas o que é gratidão? De acordo com o dicionário Houaiss, gratidão é o “reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc.; agradecimento”. Mas será que gratidão envolve necessariamente um sentimento por outra pessoa?

É claro que não. Rhonda Byrne, autora de “O Segredo”, acredita que a gratidão tanto pode ser direcionada à uma pessoa quanto para uma entidade espiritual (como Deus) ou até mesmo a coisas mais abstratas, como a vida ou o universo.

Como a gratidão funciona

A gratidão tem um poder imenso de melhorar a vida das pessoas, afastando pensamentos ruins, emoções negativas e sentimentos como a inveja, raiva e muitos outros.

Isso acontece por meio da Lei da Atração que governa o universo. De acordo com essa lei, todas as coisas que existem – até mesmo o vácuo – estão unidas por uma força invisível, que á a atração.

E essa atração é muito mais forte entre semelhantes, ou seja, entre partículas, elementos, energias e sentimentos similares. Assim, se você tem sentimentos negativos, atrairá sentimentos negativos. Já se tem pensamentos positivos, atrairá, conseqüentemente, coisas positivas para sua vida.

É claro que ao longo da vida você enfrentará alguns obstáculos difíceis de serem transpostos. Nesse momento todos nós podemos, sem querer, entrar em um ciclo vicioso de negatividade.

Isso pode acontecer, por exemplo, quando há um problema no trabalho. Ao não conseguir superar esse problema, as pessoas podem pensar: “odeio meu trabalho” ou “meu trabalho não presta”. Esse é um grande erro.

Ao desenvolver um pensamento negativo sobre essa situação, tudo o que você conseguirá é atrair ainda mais coisas ruins para seu ambiente de trabalho.

A gratidão nas religiões

Antes mesmo do nascimento de Cristo filósofos antiquíssimos já estudavam a Lei da Atração e os impactos da gratidão na vida das pessoas A própria Bíblia traz trechos que abordam a gratidão. Confira:

“Por que a todo o que tem (gratidão), dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem (gratidão), até aquilo que tem, ser-lhe-á tirado”. Matheus 25:29

Não foram só as religiões cristãs que trataram do assunto. O Alcorão também aborda a gratidão:

“E (lembre-se) quando Deus proclamou: ‘Se você for grato, Eu te darei mais; mas se você for ingrato, na verdade, o meu castigo será severo”.

Como praticar a gratidão

Portanto, para ter uma vida mais feliz, use a Lei da Atração a seu favor. Ao invés de lamentar os problemas, seja grato pelas coisas boas que te cercam. Você pode, por exemplo, agradecer pelas coisas que o trabalho te proporciona, ao invés de lamentar os obstáculos.

O mesmo vale para todos os outros aspectos da vida. Não lamente estar sem dinheiro para comprar aquele objeto; ao invés disso, seja grato pelas coisas que você já tem. Não reclame de sua família ou de seus amigos; prefira demonstrar gratidão por ter ao seu redor pessoas que se preocupam com você.

Dicas para exercitar a gratidão

A escritora Rhonda Byrne recomenda várias estratégias para praticar a gratidão em sua vida. Conheça algumas delas e se prepare para receber tudo de bom que o universo pode te dar:

  • Crie uma lista de coisas pelas quais você é grato

Escreva, em um pedaço de papel, no mínimo 10 coisas pelas quais você é grato em sua vida. Pode ser desde coisas muito importantes – como seu filho ou marido, ou sua casa, por exemplo – até coisas pequenas, como um brigadeiro gostoso que você comeu na véspera.

É importante que essa lista seja alterada de tempos em tempos, de forma que haja um rodízio nas coisas pelas quais você é grato e, consequentemente, que também haja um rodízio nas coisas que o universo trará para você.

  • Agradeça pelo dinheiro recebido

Não importa se você está em uma situação confortável ou passando por um aperto, sempre agradeça quando receber dinheiro. Caso esteja há muito tempo sem receber, agradeça pelas coisas que o dinheiro proporcionou, como um par de meias bonitas, por exemplo.

O importante é demonstrar gratidão por coisas materiais que você gosta ou que são importantes de alguma forma. Faça isso todos os dias.

  • Agradeça pelas coisas ruins

Sim, é isso mesmo. Nada acontece por acaso, portanto, quando viver uma situação desagradável, agradeça por aquele momento, tendo em mente que há alguns bons motivos para que tal fato tenha acontecido.

Os maus momentos servem para te proteger de algo pior, para que você adquira um aprendizado para uma situação futura, ou até mesmo para ajudar alguém que estava em uma situação pior que a sua ou que precisava de algo mais do que você. De qualquer forma, agradeça e seja paciente.

A gratidão na ciência

Existem diversas pesquisas que estudam os impactos da gratidão na vida das pessoas. A revista Emotion, da Associação Americana de Psicologia, já publicou um estudo mostrando que a gratidão melhora os relacionamentos interpessoais.

Já a “Personality and Individual Differences” descobriu que pessoas mais gratas são mais saudáveis que a média da população. Por fim, a “Applied Psychology: health and Well-Being” revelou que anotar as coisas boas que aconteceram ao longo do dia melhora a qualidade do sono dos indivíduos.

Esses são apenas alguns exemplos que mostram que a gratidão, mais do que uma filosofia de vida ou uma questão espiritual, tem impactos práticos profundos na vida das pessoas. Dessa forma, pratique a gratidão no seu dia-a-dia. Graças à Lei da Atração o universo trará, para sua rotina, a prosperidade que você tanto deseja.

Gostou do artigo? Compartilhe-o nas redes sociais.

(imagens: divulgação)

Compartilhe este artigo: