Ter um corpo saudável é um objetivo – e desejo – de muitas pessoas. No entanto, nada disso faz sentido, se não soubermos lidar e cuidar devidamente de nossa saúde mental no dia a dia.
E visando incentivar essa ideia, no dia 10 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental, uma campanha internacional que tem como princípio reforçar a importância de exercitar a nossa mente e, inclusive, de evitar doenças, transtornos e até mesmo situações graves de depressão e suicídio.
E no seu caso? Como anda a sua saúde mental esses dias? Para ajudar, nós preparamos este post especial do Dia Mundial da Saúde Mental e também separamos dicas importantes a serem seguidas em sua rotina.
Boa leitura!
Afinal, o que define o Dia Mundial da Saúde Mental?
Como bem resumimos, o Dia Mundial da Saúde Mental é uma campanha de conscientização, incentivo e também de alerta sobre a importância de praticarmos e cuidarmos da saúde de nossa mente no dia a dia.
E o que se sabe, é que poucas pessoas assumem esse hábito! Os motivos para isso são muito variados também, e vão desde a rotina repleta de coisas a fazer até problemas pessoais e transtornos mentais.
O fato é que sem saúde mental, não há saúde! E as consequências de abrir mão disso podem acarretar graves problemas, tanto psicológicos, como físicos.
Por isso, o dia 10 de outubro foi criado como uma forma de relembrar e reforçar os cuidados com a nossa mente e como isso pode fazer total diferença em nossas vidas.
E qual a importância prática dessa data?
Quando trazemos o debate da saúde mental para a realidade da sociedade brasileira, o cenário pode ser mais preocupante do que imaginamos.
Afinal, em números mais exatos, uma pesquisa recente aponta que, só na pandemia, 4 a cada 10 cidadãos alegam ter sofrido algum tipo de transtorno com sua saúde mental nesses tempos.
Fatores como insegurança financeira, risco de crise, desemprego, perda de entes queridos, polarização de ideais, instabilidade emocional, entre outros, são apenas alguns exemplos de motivadores constantes desse cenário turbulento em que vivemos.
E as consequências da falta da saúde mental podem – e costumam – ser drásticas na vida das pessoas, tais como:
- Depressão;
- Isolamento social;
- Tristeza profunda;
- Desenvolvimento de transtornos e doenças;
- Insatisfação;
- Improdutividade;
- Falta de vontade;
- Suicídios.
E o que fazer para melhorar sua saúde mental?
Trabalhar a saúde mental é um exercício constante, frequente e que, inclusive, pode e dever ser dinâmico.
Em outras palavras, há uma variedade infinita de meios e formas de exercitar a sua mente no dia a dia, sem necessariamente buscar ou querer encontrar uma única “receita pronta”.
O primeiro passo é reconhecer a importância da sua saúde mental e compreender que a falta dela pode ser o principal motivo de seus problemas e dificuldades.
O segundo passo é começar! E isso, pode ser incentivado das seguintes formas:
- Pratique uma atividade física;
- Melhore a sua alimentação diária;
- Busque se autoconhecer a cada dia;
- Implemente boas práticas na sua rotina (acordar cedo, se alongar, meditar etc.);
- Leia mais e descanse um pouco das telas e notícias;
- Busque apoio profissional psicológico e de terapias integrativas;
- Participe de atividades em grupo com novas pessoas.
Em resumo, esse é um pequeno post para relembrar o Dia Mundial da Saúde Mental, mas acima de tudo, para reforçar a importância desse exercício diário e constante, capaz de resolver diversos problemas de nosso dia e agregar muito mais satisfação, prazer e qualidade a nossa vida.
Gostou? Então, aproveite e compartilhe o post com amigos, colegas de trabalho, parentes e pessoas próximas!
Imagem: (divulgação)