Você sabia que, desde o ano passado, o planeta entrou em um ciclo vicioso que afetou a saúde de todo mundo? O que você talvez não saiba é que a culpa disso não é só do Covid-19. A nossa saúde emocional e psicológica também está contribuindo com a pandemia.
A humanidade vive desde 2019 uma de suas maiores crises de saúde. O novo coronavírus se espalhou pelo mundo e mudou a vida de todos. A comunidade científica já falou que não há tratamento precoce para o Covid, mas há sim algumas coisas que você deve fazer para se proteger dessa doença.
A primeira coisa é seguir as recomendações da ciência: usar máscara e manter o distanciamento social. A segunda tem a ver com algo que muita gente não se deu conta: a saúde emocional e psicológica.
Seu estado emocional pode te ajudar – e muito – a combater o coronavírus. Diversos estudos já revelaram que a saúde psicológica afeta diretamente a imunidade do ser humano. Indivíduos felizes têm a imunidade mais forte.
Mas o contrário também é verdadeiro. Pessoas com problemas emocionais costumam ter a imunidade fragilizada.
A ciência por trás da saúde emocional
O que acontece quando estamos estressados é que o corpo libera hormônios que nos colocam em sentido de alerta ou de medo. É uma estratégia que os nossos ancestrais usavam para se manter vivos. Por meio desses hormônios o cérebro sabe que é preciso fugir, se esconder ou lutar.
Alguns desses hormônios são o cortisol e a adrenalina. Perceber a presença deles é fácil: a pressão arterial sobe, o coração bate mais forte e o corpo, ocupado lidando com tudo isso, passa a produzir menos anticorpos.
A pergunta que fica é: nesse momento de crise de saúde e financeira, quem de nós não está fragilizado?
O importante é estar atento a isso e cuidar de sua saúde por inteiro, começando pela saúde emocional e psicológica. Confira algumas dicas de como fazer isso.
Dicas para manter a saúde emocional e aumentar a imunidade
-
Pratique atividade física
A atividade física colabora com a saúde emocional de diversas maneiras. A primeira é liberando o hormônio da felicidade, a endorfina. Além disso, a prática da atividade física permite que você pense em outra coisa além de seus problemas.
Por fim, a medicina já sabe que praticantes de esportes estão menos propensos a sentirem sintomas graves do Covid e de outras doenças.
Uma boa alternativa é praticar Yoga. Essa arte milenar ajuda tanto no fortalecimento do corpo quanto no relaxamento da mente.
-
Foque no presente
A angústia é um sentimento terrível, bem como a mágoa ou o remorso. Por isso, nada de pensar em coisas que já aconteceram ou coisas que podem acontecer no futuro. Viva o presente. Foque nas coisas que te dão prazer e deixe os problemas para trás.
-
Mantenha uma vida social
A pandemia atrapalhou a vida social de todo mundo, mas você ainda pode dar risadas com os amigos por videochamadas ou telefonemas. Reúna a turma virtualmente e troquem palavras de apoio.
Essas são algumas alternativas para melhorar sua imunidade por meio da saúde emocional, mas existem ainda opções terapêuticas disponibilizadas pela equipe do Espaço Honrara. Entre em contato e saiba como reencontrar seu equilíbrio emocional e psicológico.
Imagem: (divulgação)