Você sabia que existem terapias alternativas para problemas de saúde que são reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde e até mesmo são aceitos pelo SUS no Brasil? Uma dessas terapias é o reiki, um tratamento focado em reequilibrar a energia vital do nosso corpo. Saiba mais.
O Reiki é uma terapia alternativa que faz o balanceamento da nossa energia vital por meio de pontos do corpo que funcionam como vórtices de energia, ou seja, pontos em que a energia vital é mais concentrada.
Esses pontos são chamados de chakras. Durante as sessões de reiki, o mestre reikiano estende suas mãos sobre esses vórtices para avaliar o nível de desequilíbrio da energia vital nesses pontos.
Em seguida o mestre faz o balanceamento dessa energia, que pode estar desequilibrada devido a pensamentos, ações e emoções negativas acumuladas com o tempo.
Para quem o reiki é recomendado?
Sessões de reiki são recomendadas para pacientes que estejam sofrendo de problemas como desânimo, estresse, síndrome do pânico, insônia, ansiedade, depressão, sentimentos recorrentes de raiva ou ódio e baixa autoestima, dentre outros.
Muitos desses problemas são causados pelo desequilíbrio na energia vital do corpo humano. Isso acontece porque essa energia vital está fluindo constantemente por todo o corpo, incluindo seus órgãos, glândulas, sistema nervoso e digestivo e sistema imunológico.
Se a energia vital estiver desequilibrada, provocará uma reação em cadeia em todo o corpo, que pode acarretar em problemas tanto emocionais quanto físicos.
Como são as sessões de reiki?
As sessões são geralmente realizadas com o paciente deitado ou sentado. Em raras ocasiões é possível improvisar uma sessão emergencial com o paciente em pé.
O mestre reikiano encosta as mãos ou as aproxima dos chakras do organismo, transmitindo energia positiva. É muito importante que o mestre esteja com a mente totalmente neutra ou com pensamentos absolutamente positivos, caso contrário a sessão pode piorar o problema.
É por isso que as sessões devem ser realizadas apenas por profissionais treinados.
O relaxamento do paciente também ajuda a abrir os chakras. Assim, é importante que haja uma relação de confiança entre paciente e mestre. Esse relaxamento pode ser obtido por meio de músicas tranquilas.
As sessões costumam durar, em média, uma hora.
Quais são os chakras que serão manipulados?
Existem sete chakras no corpo humano que permitem manipulação e reequilíbrio da energia vital. São eles:
-
Chakra coronário
Fica acima da cabeça. Sua manipulação é ideal para quem sofre de insônia.
-
Chakra frontal ou cerebral
Situa-se entre os olhos. Os mestres costumam focar nesse chakra quando os pacientes sofrem de insônia.
-
Chakra laríngeo
Localiza-se na garganta e sua manipulação é altamente recomendada em pacientes com problemas de tireoide.
-
Chakra cardíaco
Fica no peito e, como se é de imaginar, é o chakra mais ligado aos problemas do coração.
-
Chakra umbilical
Situa-se perto do umbigo. Sua energia impacta todo o sistema digestivo.
-
Chakra sacro
Localiza-se nos órgãos genitais e tem forte influência na saúde do sistema reprodutor.
-
Chakra básico
Fica na região da espinha dorsal. Sua manipulação é ideal nos casos de problemas de mobilidade.
O reiki é um grande aliado da medicina oriental para tratar alguns dos problemas mais comuns encontrados nas modernas sociedades ocidentais. Quer saber mais sobre como as sessões podem te ajudar? Entre em contato com os especialistas do Espaço Honrara e melhore sua qualidade de vida.
Imagem: (divulgação)