Todos os sentimentos negativos que você já reprimiu estão guardados em seu corpo. E isso tem impactos grandes em sua qualidade de vida. O bruxismo, por exemplo, pode ser causado pelos episódios de raiva que você já enfrentou. A energia dessa raiva, ainda que você não perceba, está presa em seu maxilar, provocando o bruxismo. Mas existe uma técnica para se livrar dessa energia negativa represada: a bioenergética.

A bioenergética é uma técnica que utiliza a respiração para expelir os sentimentos represados que se acumulam no corpo humano ao longo da vida. Por meio de uma série de exercícios, focados principalmente no “inalar e expirar” o ar, a energia negativa é expulsa do corpo, pelo alto da cabeça.

Durante uma oficina de bioenergética, o trabalho com o corpo abre possibilidades de desenvolvimento emocional, melhora da autoestima, incremento nas habilidades de comunicação pessoal, melhora nas relações interpessoais e uma maior consciência das posturas individuais perante as alegrias, tristezas, oportunidades e obstáculos que se apresentam diariamente.

Benefícios

Quem participa das oficinas de bioenergética sente os benefícios da atividade quase que imediatamente. Dores pelo corpo, cansaço e indisposição, tão comuns no mundo moderno, aos poucos desaparecem.

Em seu lugar surgem a maior disposição, alegria de viver e capacidade de perdão, apenas para citar alguns exemplos. Os impactos incluem todas os sentidos do corpo humano, e até mesmo a performance sexual é melhorada.

Bioenergética, o caminho para uma vida mais saudável

Isso porque boa parte dos problemas de ereção nos homens, ou a dificuldade de alcançar o orgasmo, em algumas mulheres, é fruto de desejos reprimidos que nunca foram libertados e se acumulam na pélvis, causando um empobrecimento da vida sexual dos indivíduos.

Essa tensão acumulada por anos de sentimentos mal resolvidos é mantida presa a um alto custo. A energia vital do ser humano é gasta para reprimir essas manifestações, e com o tempo isso se torna um padrão. É por isso que os exercícios praticados na oficina de bioenergética são tão importantes.

Exercícios envolvem corpo e mente

A oficina trabalha com o corpo e mente, ajudando as pessoas a desmontarem as armadilhas produzidas por padrões emocionais inconscientes, aprendidos e assimilados no decorrer da vida.

Bioenergética: Exercícios envolvem corpo e mente

Ao praticar os exercícios, os alunos experimentarão seus próprios movimentos e exercícios de sua própria expressão, a partir da consciência de seu corpo e de sua história.

É isso o que fazem, por exemplo, os esquimós, que criaram um dos exercícios catalogados pelo precursor da bioenergética, o psicanalista Alexander Lowen. Alexander, durante uma viagem ao Ártico, descobriu qual era o segredo dos habitantes locais para conseguir trabalhar normalmente em um ambiente que é insuportável para a maioria dos serem humanos.

Os esquimós praticavam um exercício chamado de “arco”. A atividade consiste em ficar de pé e deixar os braços estendidos, na direção do chão, de cabeça baixa, com os joelhos levemente flexionados.

Em seguida os esquimós levantavam o corpo lentamente até que a espinha dorsal alcançasse os 90 graus, e jogavam a pélvis para a frente. Tudo isso enquanto respiravam pela boca.

Esse exercício ativava a energia vital dos esquimós, esquentando seus corpos e permitindo que eles enfrentem frios de até 50 graus abaixo de zero. Hoje, esse exercício é realizado nas oficinas de bioenergética para aumentar a vitalidade das pessoas.

Quer sabe mais sobre como a bioenergética pode mudar sua vida? Fale com um especialista.

(imagens: divulgação)

* Contribuição: Sandra Regina Silva

Compartilhe este artigo: