Sim, a situação é crítica e o mundo precisou fazer uma pausa brusca. A sensação é de que estávamos em um carro a 60 km por hora e, de repente, o motorista freou bruscamente.
Parece que a vida parou, não é mesmo? Mas só parece. Porque, na verdade, o mundo não para, mesmo quando somos obrigados a deixar de ir no trabalho, no mercado, no restaurante ou no cinema.
Se o mundo não para isso significa que você também não pode parar. Aliás, esqueça essa história de que o mundo parou. O que está acontecendo é que o mundo, ao invés de estar se movimentando para fora da porta, está se movimentando para dentro de si mesmo.
O mundo olha para si mesmo
Sim, é isso mesmo. Esse momento de reclusão forçada é uma espécie de autorreflexão. Muitas empresas estão aproveitando as várias semanas de quarentena para se reinventar.
Por que, então, você não faz isso consigo mesmo? Uma coisa é certa: tudo isso vai passar e nós voltaremos às nossas vidas normais (embora o “normal” possa ser um pouco diferente).
Nessa época pandêmica em que temos liberdade de menos e tempo demais, é possível usar esse tempo para evoluir. Está ansioso por passar 24h em casa? Que tal um pouco de meditação para acalmar a mente e o coração?
Reconexão com uma força maior
Na correria do dia a dia, não temos tempo para nada, nem mesmo para conversar com Deus. Que tal então aproveitar esse momento menos intenso para se reaproximar da sua fé?
Ao voltar a tocar o Divino, tudo vai melhorar e passará a ter sentido, seja agora, nessa época de exceção, seja depois, quando voltarmos à atividade.
Conversar com Deus não significa rezar o tempo todo. Existem muitas maneiras de falar com o Pai. E uma das mais eficazes é tornando-se uma pessoa melhor. Sabe uma ótima maneira de fazer isso? Ajudando o próximo, cuidando, ouvindo e distribuindo palavras de apoio.
Reconexão com nossos pares
Como estão seus parentes? Todos bem? Tem certeza? Não custa dar uma ligadinha para dizer que sente saudades. E seus vizinhos?
Há algum idoso no prédio ou na rua, que mora sozinho? Ótima oportunidade para se oferecer, caso ele precisa comprar algo no mercado ou na farmácia! Ah!
Aproveite para saber um pouco mais da vida dele, que está cheio de experiência para compartilhar. No final do papo, é capaz de você sair conhecendo mais não apenas sobre seu vizinho, mas também sobre si mesmo.
Todos somos um só
É importante ter em mente que todos os seres vivos formam uma corrente universal, com trocas constantes de energia que, atualmente, ainda somos incapazes de entender.
A vida é uma dádiva e esse momento, embora sofrido, pode ser uma oportunidade também de voltarmos a estender nossos braços e tocarmos outros milhares de corações que também estão ansiosos para tocar nosso coração.
Essa tempestade é passageira. No final dela há um lindo arco-íris, com um céu claro e ventinho agradável, apenas aguardando que, ao final desse tempo de provação, tenhamos ainda mais admiração por tudo o que temos e, sobretudo, por tudo o que somos.
Não diga que o barco vai afundar. Já temos milhões de pessoas fazendo isso todo o tempo. Diga que, no final da jornada, a paisagem será ainda mais bonita do que antes. E o Espaço Honrara estará aqui para compartilhar esse novo mundo com você.
Imagem: divulgação