A medicina tradicional já comprovou ao longo da história que muitos sentimentos comuns ao ser humano, bem como ansiedade, rancor, medo, fúria, egoísmo, entre outros, podem estar muitas vezes ligados a doenças.

No entanto, recentemente, alguns cientistas investigaram que muito disso também pode estar atrelado ao grau de espiritualidade da pessoa.

Por isso, independentemente de crenças ou mesmo religiões, espiritualidade e saúde do corpo podem ser fatores completamente interligados entre si e que, inclusive, a própria medicina já busca respostas mais exatas sobre essa relação.

Assim, para se aprofundar um pouco mais sobre o tema e entender como a saúde e a espiritualidade podem estar relacionadas, nós preparamos este pequeno post com algumas dicas e informações úteis.

Boa leitura!

O que é espiritualidade?

Como bem destacado, a espiritualidade não está, necessariamente, associada a uma ou outra religião ou crença. Pelo contrário, ela deve ser definida como uma busca pelo significado e propósito da vida, bem como uma conexão com algo maior do que nós mesmos.

Sendo assim, desenvolver a espiritualidade pode envolver mais do que a fé, como por exemplo, uma conexão mais profunda consigo mesmo, com seu bem-estar, com a paz interior ou com a natureza.

Logo, algumas pessoas encontram a espiritualidade através da prática religiosa, enquanto outras podem encontrar conexão espiritual através da meditação, do contato com o meio ambiente, no envolvimento em atividades criativas, em uma transformação pessoal etc.

Qual a relação da espiritualidade com a saúde do corpo?

Como o próprio estudo citado acima relata, a espiritualidade e a saúde do corpo estão relacionadas de várias maneiras. Por exemplo, essa relação pode contribuir para a redução do estresse, assim como promover comportamentos mais saudáveis, como parar de fumar ou beber excessivamente.

Além disso, desenvolver a espiritualidade também pode ajudar na aceitação e na resiliência emocional, o que pode contribuir para que as pessoas lidem melhor com doenças e lesões.

Por outro lado, a saúde do corpo também pode influenciar a espiritualidade, uma vez que uma boa saúde física pode permitir que as pessoas se dediquem a práticas espirituais que exigem esforço físico ou mesmo o autoconhecimento, como a meditação ou a yoga.

Como desenvolver a própria espiritualidade?

Existem muitas maneiras diferentes de trabalhar a nossa espiritualidade, e as terapias integrativas podem ser uma opção útil para muitas pessoas. As terapias integrativas envolvem a integração de diferentes abordagens terapêuticas, incluindo práticas de cura tradicionais e modernas, para promover a saúde e o bem-estar holísticos.

Algumas dessas formas incluem, por exemplo:

  • Meditação;
  • Acupuntura;
  • Yoga;
  • Terapias holísticas;
  • Autoconhecimento;
  • Práticas religiosas.

Em resumo, trabalhar a espiritualidade pode envolver muitas práticas diferentes e, ainda que a ciência busque mais respostas exatas a cada ano, é notório o benefício desse processo pessoal e interno para a saúde do corpo.

Curtiu? Tem opiniões próprias sobre o tema ou acredita profundamente nessa relação da espiritualidade e saúde? Então, compartilhe nas suas redes e fomente o debate.

Imagem: divulgação

Compartilhe este artigo: