O símbolo do Yin Yang é um dos mais conhecidos do mundo. Ele está em quadros pendurados na parede, grafites em muros e até em tatuagens. Mas esse símbolo é muito mais que uma ideia bacana. É uma filosofia de vida. Veja como encontrar o equilíbrio com o Yin Yang.

O que é o Yin Yang

Apesar de ser um símbolo bastante conhecido e utilizado, pouca gente sabe de verdade o que é o Yin Yang. Trata-se de uma milenar filosofia chinesa que representa o equilíbrio entre forças opostas, tais como luz e escuridão, energia positiva e energia negativa, ou o sol e a lua.

Falando dessa forma, parece que um lado do Yin Yang é bom, e o outro é ruim, mas isso não é verdade. O Yin Yang é sobre equilíbrio, e não sobre julgamentos morais.

O que o símbolo representa?

O Yin, que fica do lado esquerdo e tem uma cor escura, representa o frio, a escuridão, a noite, a passividade e a feminilidade. Já o Yang fica do lado direito, tem uma cor clara, e representa o oposto do Yin. Logo, ele invoca calor, masculinidade, atividade e luminosidade.

É importante ressaltar também que dentro do Yin (a parte escura) há uma bolinha branca, e dentro do Yang há uma bolinha preta. Essas duas bolinhas não estão ali por acaso.

Elas reforçam que, mesmo nos casos em que um dos lados parece dominar as emoções, sentimentos e decisões, há uma “pitada” do sentimento ou desejo oposto.

Como se pode ver, o Yin Yang representa a ambiguidade de tudo na vida. E isso gera o que os seguidores dessa filosofia chamam de “princípios complementares”.

O maior dos princípios complementares é você. Sim, isso mesmo. Você é a maior prova do Yin Yang. Em você há duas forças que se opõem – a virtude e o pecado – que, ao se chocarem, criam um ser humano. Você é o ponto de equilíbrio entre duas das mais poderosas forças do universo.

Aplique o Yin Yang na sua vida

De nada adianta pendurar quadros com desenhos de Yin Yang na parede, ou tatuar o símbolo no braço, se você não tem a sabedoria de usar os ensinamentos dessa filosofia em sua vida. Confira algumas dicas de como aplicar o Yin Yang.

  • Ouça mais e fale menos

O mundo está cada vez mais polarizado, e isso é fruto do desejo cada vez maior das pessoas de serem ouvidas.

Lembre-se de que ninguém é dono da verdade e que todas as opiniões tem um motivo para existir. Procure ouvir mais, absorver o que foi dito e, com equilíbrio, mostrar seu ponto de vista. Evite discussões com pessoas que não estão abertas a ouvir opiniões diferentes das dela.

  • Você precisa ser melhor que seu passado, não melhor do que outras pessoas

Cada pessoa tem um universo dentro de si que não pode ser comparado aos demais. Foque em ser melhor do que a pessoa que você era ontem, no ano passado ou na década passada. Não se compare a outras pessoas.

  • Perdoe

Todo mundo é bom e mau, inclusive você. Aprenda a perdoar. Por meio do perdão é mais fácil encontrar o equilíbrio.

O Yin Yang é uma filosofia linda que pode ser aplicada em seu dia a dia. Quer saber mais? Entre em contato com os especialistas do Espaço Honrara.

Imagem: (divulgação)

Compartilhe este artigo: