Ficar triste é uma condição normal do ser humano e isso pode acontecer por diferentes motivos, bem como a perda de entes queridos, quando se é dispensado de um emprego, quando há brigas em um relacionamento, entre outros.

No entanto, em condições normais, esses sentimentos costumam ser temporários e podem ser superados rapidamente. Por outro lado, a depressão já se caracteriza por um distúrbio emocional muito mais profundo e persistente, e que tem a tristeza como um de seus possíveis sinais.

Porém, elas não são necessariamente a mesma coisa e, inclusive, no caso da depressão, é fundamental procurar um apoio profissional e tratamentos adequados para evitar que o transtorno traga riscos mais sérios à pessoa.

Confira e entenda melhor!

Depressão não é tristeza!

Apesar de ser uma confusão muito comum, depressão e tristeza são coisas bem distintas, porém, relacionadas na maioria dos casos.

Afinal, como bem destacamos, ficar triste é uma condição natural humana, enquanto a depressão se associa a um distúrbio ou transtorno emocional, que tem a tristeza como um de seus principais sinais.

Em outras palavras, podemos considerar a depressão como uma doença e a tristeza como um sintoma recorrente, entre muitos outros.

Quais são as principais diferenças entre depressão e tristeza?

Como a tristeza é um dos sintomas mais comuns de uma pessoa depressiva, é normal haver esse tipo de associação.

No entanto, é importante ressaltar que a tristeza de um quadro de depressão possui características muito mais notórias do que um simples sentimento temporário e natural.

Assim, podemos destacar os seguintes fatores:

  • Duração – em geral, o sentimento de tristeza na depressão não passa com alguns dias e se caracteriza por um período muito mais longo, inclusive, podendo se aprofundar com o tempo;
  • Intensidade – com o passar do tempo e a falta de acompanhamento, a intensidade desse sentimento pode se tornar cada vez maior e forte;
  • Causas – diferente da tristeza natural, a acarretada pela depressão pode trazer uma série de outros fatores por trás, como aspectos de personalidade, traumas, violências e até heranças genéticas.

Quais os principais sinais de depressão?

Enquanto o sentimento de tristeza natural é temporário, a depressão se caracteriza por uma intensidade e persistência de alguns sintomas, muitas vezes sem um prazo determinado.

São eles os mais comuns:

  • Perda de interesse e prazer em atividades;
  • Perda de apetite;
  • Problemas para dormir;
  • Sentimento de culpa;
  • Sentimento de tristeza contínuo;
  • Sensação de viver sem propósito;
  • Explosões de raiva ou ansiedade;
  • Dificuldade em se relacionar.

E como terapias podem ajudar na depressão?

Por se tratar de uma condição psicológica, o tratamento da depressão se faz geralmente a partir de sessões terapêuticas e que podem envolver uma série de alternativas, desde medicamentos, até em técnicas e métodos de controle de emoções e de autoconhecimento.

Por isso, buscar esse suporte profissional o quanto antes pode ser a saída mais rápida e eficaz de um problema, que muitas vezes é desconhecido ou inaceitável para muitas pessoas que resistem a acreditar que estão sob um quadro depressivo.

O Espaço Honrara é uma iniciativa de diferentes terapeutas, que buscam contribuir com os pacientes a buscarem suas próprias essências a partir de uma variedade imensa de metodologias e técnicas.

Conheça mais e fale agora mesmo com um de nossos especialistas.

Imagem: divulgação

Compartilhe este artigo: