Em tempos de uma falsa realidade, impulsionada principalmente pelas redes sociais e “vidas perfeitas” repletas de filtros, é muito comum que algumas pessoas se sintam inferiores em alguns aspectos, se achem distantes do “padrão” ideal de beleza ou fora de uma vida social em que todos parecem bem-sucedidos, felizes e vencedores.

Então, como superar isso e enxergar que, na verdade, muito do que vemos e comparamos é algo irreal e que devemos nos aceitar mais? Como aumentar a autoestima na prática e compreender que podemos ser mais felizes com aquilo que somos e temos hoje?

Para ajudar nesse processo, separamos alguns conselhos importantes neste post. Boa leitura!

5 passos para aumentar a autoestima

Do ambiente online ao dia a dia ao seu redor, diferentes fatores podem influenciar a sua autoestima. Saiba mais!

1. Não se compare a outras pessoas

Uma armadilha comum para a autoestima baixa para muitos é a comparação constante com os outros, em especial nas redes sociais. Basta abrir alguns minutos o Instagram, o Facebook ou o TikTok para nos depararmos com pessoas felizes, corpos esculturais, viagens, dinheiro fácil, relacionamentos perfeitos etc.

Enfim, há uma constante “venda” de uma realidade que nem sempre condiz com a verdade e isso influencia diretamente a autoestima de quem “compra” esse sonho.

Mas é preciso entender que cada pessoa é única, com experiências, trajetórias e características próprias. Ao se comparar, você pode estar subestimando suas próprias conquistas e talentos.

Em vez disso, concentre-se em seu próprio caminho e celebre suas vitórias, grandes ou pequenas. Se possível, desconecte-se mais!

2. Aceite elogios

Muitas vezes, temos dificuldade em aceitar elogios sinceros. Já se deparou, por exemplo, com alguma situação em que alguém elogiou algo em você e, automaticamente, você respondeu negativamente, do tipo: “Você está tão linda hoje! R: Estou horrível com essa roupa” ou “Sua comida ficou deliciosa. R: Não. Eu detestei”.

Ao invés de minimizar suas realizações, pratique a gratidão ao receber elogios. Aprender a aceitar reconhecimento é uma maneira poderosa de validar suas próprias habilidades e contribuições, fortalecendo e aumentando a autoestima.

3. Não se rebaixe

Autocrítica é algo valioso e que deve ser praticado! Porém, é preciso encontrar um limite e tornar essa prática algo construtivo para você. Afinal, constantes autodepreciações podem minar sua autoestima.

Evite falar de si mesmo de maneira negativa e reconheça suas qualidades. Seja gentil consigo e trate-se com a mesma compaixão que ofereceria a um amigo.

4. Compreenda que ninguém é perfeito

A perfeição é uma busca impossível e, muitas vezes, prejudicial. Todos cometemos erros e enfrentamos desafios.

Aceitar a imperfeição, tanto em si mesmo quanto nos outros, é libertador. Acredite! Celebre suas falhas como oportunidades de aprendizado e crescimento pessoal.

5. Afaste-se de quem te machuca ou rebaixa

Relacionamentos tóxicos podem ter um impacto significativo na autoestima. Seja corajoso o suficiente para se afastar de pessoas que constantemente minam sua confiança e bem-estar emocional. Cultivar relações saudáveis é fundamental para o fortalecimento da autoestima.

Como a autoestima elevada pode influenciar sua vida

Por fim, uma autoestima elevada não apenas melhora a forma como você se vê, mas também influencia positivamente diversas áreas da sua vida.

Relacionamentos mais saudáveis, maior produtividade no trabalho e uma abordagem mais resiliente diante dos desafios são apenas alguns dos benefícios de investir na sua autoestima.

Portanto, busque criar um círculo de amizades e de relações que somem de alguma forma e se distancie de quem te machuca, critica e rebaixa.

Enfim, aumentar a autoestima não é uma tarefa fácil nos dias de hoje com tanta publicidade e venda de sonhos irreais a todo momento. Porém, a autoaceitação e compreensão de que somos únicos é o ponto inicial desse processo de transformação e a terapia é uma grande aliada nessa jornada.

E se você quer ajuda para melhorar a sua autoestima, entre em contato com o Espaço Honrara, estamos à disposição pra ajudar nesse caminho de autoaceitação.

Imagem: divulgação

Compartilhe este artigo: