O conceito de chakras influenciou a prática de terapias holísticas e trouxe mais consciência sobre a relação mente e corpo.

Vários estudos, um deles publicado no International Journal of Healing and Caring, sugerem que técnicas relacionadas ao equilíbrio dos chakras ajudam a estimular o sistema parassimpático, auxiliando efetivamente no bem-estar físico e mental.

Além disso, a visão holística ganha cada vez mais força, enfatizando que corpo e mente não são entidades separadas, mas sim profundamente interligadas.

Nossos pensamentos e emoções têm a capacidade de gerar mudanças físicas, assim como nosso estado físico influencia diretamente nossa estabilidade emocional e espiritual.

E na busca por uma saúde integral, os chakras se revelam como centros energéticos fundamentais do corpo humano, contribuindo para o equilíbrio entre o físico, emocional e mental.

Alinhá-los favorece a promoção do bem-estar pleno e profundo.

O que são os chakras e como funcionam?

“Chakra” é uma palavra de origem sânscrita que significa “roda”. O sânscrito é uma antiga língua indiana que serviu para inscrever textos sagrados do hinduísmo (como os Vedas), budismo e jainismo, além de mantras, preces, cânticos e outros textos espirituais.

Os chakras são reconhecidos como centros de energia vitais no organismo humano e têm um papel significativo em diversas práticas espirituais, religiosas e terapêuticas há milênios, sobretudo no Oriente. Sua presença é notória nas filosofias e religiões orientais.

Também chamados de “centros de força” ou “de energia”, ou ainda “centros vitais”, eles são responsáveis por regular o fluxo do prana.

Prana é outra palavra em sânscrito que significa “energia vital” ou “força vital”. Força essa que sustenta todos os seres vivos.

Essa energia circula por meio de canais chamados nadis. Ela se concentra e é redistribuída nos chakras.

Para você entender melhor, pense no corpo humano como um sistema elétrico:
●o prana é a corrente elétrica (a energia vital que flui por todo o corpo),
●as nadis são os canais condutores dessa energia,
●já os chakras são os transformadores, ou estações, que recebem e distribuem essa energia para todo o organismo.

Porém, para que o prana (a energia vital) seja recebida, circule sem bloqueios e seja distribuída, os chakras precisam estar devidamente equilibrados. Quando isso não acontece, sentimos os efeitos na nossa saúde física, mental e espiritual.

A Psicologia Transpessoal e outros estudos já indicam que algumas abordagens terapêuticas focadas nos chakras podem impactar positivamente o controle emocional e a percepção corporal, confirmando os benefícios de algumas práticas antigas orientais.

Leia também: Terapias complementares, conheça as principais práticas integrativas e benefícios.

Os sete principais chakras e suas funções

Embora existam muitos chakras espalhados pelo organismo, sete deles se destacam pela sua influência direta no equilíbrio físico, emocional e mental.

Todos estão alinhados ao longo da coluna vertebral, do cóccix ao topo da cabeça.

Cada um possui uma localização específica e uma cor associada, atuando em diferentes aspectos da nossa vida. São eles:

●chakra raiz, ou básico (Muladhara), cor vermelha. Localiza-se na base da coluna e relaciona-se à segurança, sobrevivência e estabilidade física,
●chakra sacral (Svadhisthana), cor laranja. Situado abaixo do umbigo. Conecta-se com as emoções, criatividade e sexualidade,
●chakra plexo Solar (Manipura), cor amarela. Fica na região do estômago. Tem atuação direta na autoconfiança, autoestima e poder pessoa,
●chakra cardíaco (Anahata), cor verde. Está no centro do peito e representa o amor, empatia, equilíbrio emocional e compaixão,
●chakra laríngeo (Vishuddha), cor azul. Localiza-se na garganta e está associado à comunicação, expressão e autenticidade,
●chakra frontal (Ajna), cor índigo. Está entre as sobrancelhas e está associado à intuição, clareza mental e percepção,
●chakra coronário (Sahasrara), cor violeta. Situado no topo da cabeça. Tem conexão com a espiritualidade, expansão da consciência e propósito.

O alinhamento entre esses chakras contribui para uma saúde física e mental mais plena e é ponto de destaque em algumas terapias integrativas.

Práticas para harmonizar os chakras e manter o bem-estar

Existem diversas práticas que ajudam a equilibrar os chakras e muitas delas podem ser realizadas de forma simples no dia a dia, como, por exemplo:

●meditação guiada e focada nos chakras ajuda a promover o equilíbrio energético,
●uso de cristais, como ametista, quartzo rosa e citrino, ajuda a amplificar frequências energéticas e promover o equilíbrio emocional,
●aromaterapia, óleos como lavanda, alecrim e ylang-ylang auxiliam na harmonização, redução da ansiedade e estimulam o bem-estar físico e mental,
●respiração consciente (pranayama), ajuda a equilibrar o prana e a liberar bloqueios energéticos,
●cores e sons, cromoterapia e sons binaurais ajudam a ativar vibrações específicas associadas a cada chakra, promovendo o equilíbrio de todo o sistema.

Agora que você conferiu o poder dos chakras e descobriu a influência desses centros de força na harmonia do corpo e da mente, que tal conhecer a Oficina Corpo e Alma e fazer terapia no Espaço Honrara?

(Imagens: divulgação)

Compartilhe este artigo: