Você é um indivíduo consciente? Essa pergunta levanta mais questionamentos do que respostas. Afinal, o que é ser consciente? De acordo com alguns especialistas, consciência é a capacidade de vigília de um indivíduo ou sua habilidade de agir ativamente na vida, ao invés de apenas absorvê-la.
Agora que você já sabe o que é ser consciente, é hora de responder a pergunta: você é um indivíduo consciente? Certamente que sim. Todos os seres humanos adultos são conscientes, afinal, percebem a própria existência e/ou interagem em algum grau com as demais existências ao redor.
Mas a verdade é que essa é uma resposta simples demais para uma pergunta complexa. Ser consciente é algo inato, que não exige nenhum esforço. Por isso, é hora de deixar esse exercício um pouco mais complexo.
A pergunta agora é: você é plenamente consciente?
Como medir o nível de consciência de um ser vivo? Parece impossível, mas não é. O psiquiatra americano David Hawkins desenvolveu uma escala que mede o nível de consciência.
A cinesiologia
A escala de Hawkins foi criada usando a cinesiologia, uma ciência que analisa a mente subconsciente humana por meio de testes musculares. A beleza da cinesiologia está na sua simplicidade.
Funciona da seguinte forma: uma pessoa é orientada a deixar o braço na horizontal, enquanto um testador faz perguntas. Se o braço permanece na horizontal durante as perguntas, então o subconsciente desse indivíduo emite afirmações.
Já se o baixo se mexe para baixo, então o subconsciente está dando respostas negativas.
Um exemplo do poder do subconsciente está na pergunta: “você é um corpo físico”? O primeiro impulso é responder que sim, mas a tendência do braço é de sair da posição horizontal e ir para a vertical.
Afinal, o subconsciente sabe que a resposta está errada. Você TEM um corpo físico, mas o seu todo é muito mais que isso.
Níveis da escala de Hawkins
Agora é hora de determinar seu nível de consciência. A Escala de Hawking usa uma escala que vai do número 1 ao 1.000 (ou maior) para determinar um nível de consciência. E esse número, por sua vez, é determinado pelas emoções dominantes em um indivíduo. Confira:
-
Níveis críticos: frequência inferior a 200
Domínio de sentimentos como vergonha, culpa, ódio, vingança, apatia, tristeza, medo e orgulho.
-
Níveis de transição: frequência de 200 a 499
Dominância de coragem, disposição e aceitação.
-
Níveis de mente alta: frequência de 500 a 599
Amor, alegria, êxtase.
-
Nível de iluminação: frequência de 600 a 1.000 (ou maior)
Paz e autorrealização.
De acordo com Hawkins, qualquer valor abaixo do nível 200 é um nível crítico. Se a média global dos indivíduos for igual ou menor que 200, então a humanidade está fadada a se autodestruir.
É possível evoluir
Mas o nível de consciência sempre pode – e deve – mudar. E fazer isso é muito fácil: basta se tornar uma pessoa melhor a cada dia. Melhor no trato com as demais e melhor consigo mesmo.
Hawkins também descobriu que quanto mais elevada a consciência de um indivíduo, mais ele “compensa” aqueles com frequência inferior. Uma pessoa com consciência no nível 400, por exemplo, compensa a existência de 400.000 pessoas que estão em níveis críticos.
Qual é seu nível de consciência? Olhe para dentro de si e tente descobrir. Depois da descoberta, não importa qual seja a frequência, procure melhorar. A saúde espiritual da humanidade está, também, em suas mãos.
O Espaço Honrara pode te ajudar nessa busca por elevação. Converse com os especialistas do instituto e saiba mais sobre a Escala da Hawkins.
Imagem: (divulgação)