Os seres humanos nascem perfeitos, mas ao longo da vida vão surgindo algumas imperfeições, fruto do meio em que vivemos. Como seres imperfeitos, terminamos cometendo alguns atos ou dizendo certas coisas que jamais deveriam ser ditas. Nesses casos, sentir remorso não é solução. É preciso se livrar desse peso com a ajuda divina. E isso pode ser obtido por meio do Ho´oponopono.
Ho´oponopono é uma antiga prece praticada pelos povos kahuna havaianos, e que foi escrita pela primeira vez pela curandeira Morrnah Simeona. O Ho´oponopono existe há milhares de anos, e era transmitida de pai para filhos exclusivamente por via oral.
Foi Morrnah Simeona quem, pela primeira vez, no final da década de 1970, colocou essa importante oração de cura e perdão no papel. A versão criada pela Morrnah é reconhecida como uma versão aprimorada do Ho´oponopono original, já que inclui elementos de religiões cristãs e tem influências filosóficas das culturas indiana e chinesa.
Em português “Ho´oponopono” significa “consertar, ajustar, corrigir, administrar, gerenciar, editar, trabalhar com cuidado, preparar”.
Pode significar ainda um conceito, sem tradução literal. Nesse caso significa a tradição havaiana de realizar “limpeza mental por meio de uma reunião familiar em que as relações interpessoais são ajustadas por meio de preces, debate, confissão, arrependimento e perdão”.
O que é o Ho´oponopono
O Ho´oponopono é basicamente uma prece por meio da qual Deus atua no sentido de limpar e purificar as dores físicas e emocionais de um indivíduo, abrindo caminho para uma evolução de nossa alma.
Por meio do Ho´oponopono você cria um mantra de amor próprio, se perdoando pelos atos passados, pedindo o perdão do universo e até mesmo sendo capaz de perdoar outras pessoas ou momentos que lhe fizeram algum mal.
É importante ressaltar que a mágoa é uma enorme mancha em nossos espíritos, um peso difícil de carregar. É como uma prisão que criamos para nós mesmos. Com a limpeza espiritual proporcionada pelo Ho´oponopono, recobramos as forças para sair dessa prisão.
O Ho´oponopono é focado em quatro frases poderosas: o “sinto muito”, o “me perdoe”, o “eu te amo” e o “sou grato”.
Ao dizer ao universo que sente muito, o indivíduo reconhece que os atos cometidos por ele são prejudiciais a si mesmo, a outros ou ao ambiente, e com isso assume a responsabilidade por esses atos, e aceita suas consequências, comprometendo-se a agir de modo a minimizar os prejuízos (físicos ou espirituais) causados.
Já o pedir perdão abre as portas para o início do caminho de cura e limpeza. O “eu te amo” tem o grande poder de reverter a energia negativa em positiva, fazendo uma reprogramação da carga espiritual.
Por fim, mas não menos importante, há o “sou grato”. É justamente quando você expressa, ao universo, gratidão por poder estar vivenciando esse processo de cura.
Confira a oração completa:
“Divino Criador, Pai, Mãe, Filho, todos em Um.
Se eu, minha família, meus parentes e antepassados, ofendemos sua família, parentes e antepassados, em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nós pedimos o seu perdão.
Deixe que isso se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas.
Transmute essas energias indesejáveis em pura luz e assim é.
Para limpar o meu subconsciente de toda carga emocional armazenada nele, digo um e outra vez, durante o meu dia, as palavras chave do Ho’oponopono:
Eu sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato.
Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra e com quem tenho dívidas pendentes.
Por esse instante e em seu tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente:
Eu sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato.
Eu libero todos aqueles de quem eu acredito estar recebendo danos e maus tratos, porque simplesmente me devolvem o que fiz a eles antes, em alguma vida passada:
Eu sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato.
Ainda que me seja difícil perdoar alguém, sou eu que pede perdão a esse alguém agora. Por esse instante, em todo o tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente:
Eu sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato.
Por esse espaço sagrado que habito dia a dia e com o qual não me sinto confortável:
Eu sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato.
Pelas difíceis relações às quais só guardo lembranças ruins:
Eu sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato.
Por tudo o que não me agrada na minha vida presente, na minha vida passada, no meu trabalho e o que está ao meu redor, Divindade, limpa em mim o que está contribuindo para minha escassez:
Eu sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato.
Se meu corpo físico experimenta ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor, pronuncio e penso: “Minhas memórias, eu te amo”.
Estou agradecido pela oportunidade de libertar vocês e a mim.
Eu sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato.
Neste momento, afirmo que te amo.
Penso na minha saúde emocional e na de todos os meus seres amados. Te amo.
Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade, sem medo, reconheço as minhas memórias aqui neste momento:
Sinto muito, eu te amo.
Minha contribuição para a cura da Terra:
Amada Mãe Terra, que é quem eu sou: se eu, a minha família, os meus parentes e antepassados te maltratamos com pensamentos, palavras, fatos e ações, desde o início da nossa criação até o presente, eu peço o teu perdão.
Deixa que isso se limpe e purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas.
Transmute essas energias indesejáveis em pura luz e assim é.
Para concluir, digo que esta oração é minha porta, minha contribuição à tua saúde emocional, que é a mesma que a minha.
Então esteja bem e, na medida em que vai se curando, eu te digo que:
Eu sinto muito pelas memórias de dor que compartilho com você.
Te peço perdão por unir meu caminho ao seu para a cura, te agradeço por estar aqui em mim.
Eu te amo por ser quem você é”.
Espaço Honrara
Caso deseje apoio para fazer essa oração de perdão, entre em contato com o Espaço Honrara, um lugar especializado em terapias e técnicas holísticas. O Espaço Honrara está localizado na rua Santo Antônio, 240, bairro Moradia do Sol em Itupeva (SP).
(imagens: divulgação)