Praticar a gratidão todos os dias pode fazer a diferença não só para você como para todos aqueles que estão ao seu redor. E cá entre nós, é uma prática simples e leve, mas extremamente fundamental para o próprio bem-estar e saúde mental.

No entanto, para praticar a gratidão e sentir essa sensação de preenchimento interno todos os dias, é preciso saber agradecer muito além de um serviço prestado, uma ajuda ou um favor de terceiros.

Em outras palavras, é essencial se sentir grato(a) por tudo aquilo que faça sentido em sua vida e, consequentemente, te permita viver mais leve, saudável e disposto(a). Continue a leitura e entenda melhor como você pode praticar também!

Agradeça a si mesmo todas as manhãs
Já parou para pensar que toda manhã é o início de um novo ciclo e, que só o simples fato de poder abrir os olhos mais um dia, ter a possibilidade de estar ao lado de quem ama e ter saúde suficiente para dar sequência à sua jornada aqui, já pode ser considerado um privilégio para muitos? Logo, agradeça por isso e valorize todos esses aspectos como uma conquista diária!
Reconheça e faça elogios com frequência
Quando alguém faz um elogio, mínimo que seja, saber absorver isso e agradecer de coração, já é uma forma de praticar a gratidão.

Além disso, ser recíproco nessas situações pode ser um trabalho importante nesse sentido, desde que seja coerente e verdadeiro com a pessoa. Ou seja, busque elogiar, incentivar e reconhecer as conquistas do próximo, independentemente da grandeza do fato.

Não faça comparações e valorize suas conquistas
Em tempos de compartilhamentos em redes sociais na internet, é muito comum que as pessoas se compare ou busque ser semelhante aos outros, sem de fato, conseguir enxergar a realidade por trás disso tudo.

Portanto, um exercício fundamental no dia a dia é tentar buscar reconhecer a si mesmo, valorizando seus pontos fortes e buscando superar o que te incomoda. Mas, jamais tentando ser outra pessoa por mera comparação!

Busque sempre entender o propósito da vida
Buscar entender os reais motivos do porque estamos aqui, de onde viemos, para onde vamos e qual o sentido disso tudo, pode ser complexo demais e até mesmo nunca trazer respostas exatas.
Por outro lado, essa prática pode ser de uma grande importância para nosso bem-estar e nos ajuda a encontrar sentidos em muitos aspectos, mesmo que faltem questões a serem respondidas.

Pratique o bem
Por fim, praticar o bem todos os dias é uma forma de praticar a gratidão! E olha que, apesar de parecer algo tão óbvio, nem sempre é simples de se conseguir.

Afinal, somos humanos e, portanto, falhamos o tempo todo! Logo, “praticar o bem” não se limita aos atos, mas também às atitudes.

Em outras palavras, você pode frequentar uma religião, ajudar uma ONG, contribuir para um projeto social, entre outras coisas. Lembre-se que praticar o bem vai muito além e pode começar nos pequenos gestos do dia a dia: um aceno, um sorriso, um abraço, um agradecimento ou uma ajuda a quem precisa.

Essas são apenas algumas formas de praticar a gratidão todos os dias e, como bem vimos, apesar de gestos simples, às vezes, podemos deixar passar as pequenas ações despercebidas. Portanto, considere isso como um compromisso e um exercício diário, mas que trará recompensas imensuráveis a cada instante.

E se você gostou dessas dicas e quer conferir outras leituras semelhantes, não deixe de acessar nosso blog, até a próxima!

(Imagem: divulgação)

Compartilhe este artigo: