Todos nós trazemos conosco a criança interior, aquela parte de nós que persegue sonhos, recupera-se rapidamente de contratempos e que, livre do medo, ocupa os espaços com naturalidade, sem precisar de permissão.

Acontece que com o passar do tempo, esse lado feliz que todos possuímos costuma ser “sufocado” por nós mesmos.

A desculpa para isso envolve as preocupações e imposições que costumamos eleger para o nosso dia a dia, como, por exemplo:
●problemas no trabalho,
●aborrecimentos nos estudos,
●cuidados com os bons costumes,
●etiqueta,
●exigências comportamentais,
●rigorismos das práticas em algumas doutrinas filosóficas ou religiosas, etc.

O medo e uma falsa sensação de responsabilidade “expulsam” a criança interior que existe em cada um, então perdemos a oportunidade de uma vida mais leve, feliz e que precisaria ter sido vivida.

No entanto, nunca é tarde e você pode agora mesmo mudar essa situação e fazer as pazes consigo mesmo, portanto.

Continue a leitura e conheça 5 benefícios que passam a fazer parte da sua vida a partir da busca dessa identidade que está escondida no seu interior!

Principais benefícios de se reconectar com sua criança interior

Se você ainda não decidiu se reconectar com a sua criança interior, conheça 5 benefícios que certamente contribuem para essa ação. Confira:

Redescobrir a alegria genuína

O contato com a criança interior desperta a espontaneidade, a criatividade e o prazer de viver.

Ao reviver a espontaneidade da infância, é possível viver plenamente o presente. Assim, reencontra-se o entusiasmo e a alegria que muitas vezes se perdem na rotina da vida adulta.

Muito do que já foi mágico e interessante acabou ficando no esquecimento e foi substituído por uma rotina que não permite o olhar sobre o belo e o bom.

Curar feridas emocionais do passado

O encontro com a criança interior também liberta, portanto, fazer as pazes com ela contribui para acolher memórias e sentimentos reprimidos da infância.

A partir desse encontro, torna-se possível compreender dores antigas que podem e devem ser transformadas em aprendizados e, especialmente, em perdão.

Desenvolver autocompaixão e amor-próprio

O processo de cura da criança interior apresenta também outro grande resultado: a autocompaixão.

Isso porque se cultiva um olhar mais gentil sobre si mesmo, onde o amor-próprio se estabelece, fortalecendo o senso de valor pessoal e reduzindo a autocrítica.

Essa criança consegue mostrar que caminhar é preciso e que nem sempre tudo acontece conforme os planos, portanto, deve-se avançar sem culpas e com o sentimento do perdão no coração.

Melhorar relacionamentos e conexões

Se há algo pelo qual a criança interior é apaixonada, é no estabelecimento de relacionamentos e conexões saudáveis.

A partir do reconhecimento de suas próprias emoções e carências, torna-se mais fácil desenvolver a empatia e o diálogo com os outros. Assim, a melhoria das relações é um ponto fundamental para uma vida alegre e feliz.

Viver com mais leveza e autenticidade

Por fim, fazer as pazes com sua criança interior é sinônimo de viver com mais leveza e autenticidade.

Acolher essa criança é permitir liberar padrões de controle e culpa, promovendo a confiança e estando sempre em harmonia com quem realmente se é.

Agora que você já conhece os benefícios que existem quando se promove a paz consigo mesmo, é importante ler nosso post e avaliar esse assunto: autoconhecimento – 6 ideias para se conhecer melhor!

(Imagens: divulgação)

Compartilhe este artigo: